Desde que engravidei em 2013, tenho o hábito de acordar no meio da noite. Não é o tipo de despertar em que eu rapidamente volto a dormir. É o despertar completo do ponto em que sou obrigado a começar a ler ou adormecer no meu telefone por algumas horas antes de estar pronto para adormecer novamente.

Por um longo tempo, esse hábito de acordar entre 2 e 4 da manhã foi bom. Eu lia ou escrevia por algumas horas e acabava voltando a dormir. Nos últimos seis meses, no entanto, isso se tornou problemático, pois agora preciso acordar cedo nos dias úteis para levar minha filha para a escola.

Em janeiro, percebi que meu hábito de dormir estava me causando muita angústia. Não me senti bem descansado. E eu não gostava de acordar no meio da noite.

Ir para a cama mais cedo (ou mais tarde), tomar suplementos de sono e implementar um toque de recolher eletrônico não mudou o fato de eu ainda acordar muito cedo e lutar para voltar a dormir. Eu estava prestes a me resignar ao meu destino de sono agitado quando encontrei aleatoriamente um aplicativo móvel chamado Sleep by Wysa.

Para mim, a principal atração do aplicativo foi que ele oferece uma “história de sono hipnótico” que serve como meditação guiada a cada noite. Isso me intrigou. Anos atrás, quando eu era um paciente pediátrico com puberdade precoce, uma enfermeira começou a tentar me hipnotizar … e minha mãe se assustou e a deteve. Mais de 30 anos depois, minha mãe ainda fala sobre a experiência como se fosse um evento maligno, embora ela também zombe da prática como fútil. Ela acredita que a hipnose é um monte de bobagens que, de alguma forma, abrem uma pessoa para “atividades demoníacas”.

Psicólogo em Nova Iguaçu, Psicologo de Nova Iguaçu, Consultas com Homens em Nova Iguaçu, Consultas com Família em Nova Iguaçu

Então, eu não sabia muito sobre hipnose quando baixei o aplicativo. Apenas as dificuldades de minha mãe, além das coisas que todo mundo associa a ela, a partir de referências bobas da mídia. Olhos girando, pêndulos oscilantes e uma voz semelhante a Drácula que zumbe: “Você está ficando muito sonolento”.

Geralmente, pouco mais é do que um enredo, e existe a crença cultural de que apenas uma “mente fraca” pode ser hipotecada.

Mas tenho uma mente muito mais aberta sobre as coisas que minha mãe considera como más ou nova era. Quando fiz uma pesquisa básica real sobre a prática da hipnose, descobri que se trata realmente de mudar sua mente autoconsciente de uma maneira positiva.

Comecei a usar as histórias hipnóticas do sono no aplicativo Sleep by Wysa todas as noites e, embora não tenha achado uma bala mágica para dormir melhor, descobri que eu amo. Acho que as meditações guiadas são muito reconfortantes e espero usá-las. Agora, quando acordo no meio da noite, ouço uma história hipnótica do sono e adormeço de novo.

As histórias noturnas também me deixaram interessado em usar a hipnose para outros objetivos além de dormir melhor.

Idid um pouco mais cavando e encontrou uma associação online a uma biblioteca de sessões de auto-hipnose chamada SuccessMinds. Eles cobrem uma variedade de problemas, mas o que estou focado agora é a seleção de áudios para combater a perda de peso e a recuperação de distúrbios alimentares.

Para mim, a coisa mais frustrante sobre comer desordenada é a maneira como ela me faz sentir tão desamparado, como se eu não tivesse controle sobre meus próprios hábitos não saudáveis. Ou, a maneira como me faz sentir mal comigo mesma por lutar tanto para fazer as mudanças que quero para minha vida.

Como muitas outras pessoas, não consigo progredir de maneira duradoura no meu desejo de comer mais saudável e perder peso. Não importa o que eu faça, eu continuo me acostumando a “comer demais”, comer demais ou comer sem pensar. O que significa que dia após dia sinto o peso dessas falhas percebidas e uma vergonha que afeta profundamente minha psique.

O que realmente me fascina na hipnose é a ideia de que posso ter mais sucesso em mudar meus hábitos se mudar de ideia primeiro. Eu já sei que mudar minha mentalidade funciona quando se trata de alcançar outros objetivos. Mudar minha mentalidade já me permitiu ser mãe solteira e escritora em tempo integral.

Psicólogo em Nova Iguaçu, Psicologo de Nova Iguaçu, Consultas com Homens em Nova Iguaçu, Consultas com Família em Nova Iguaçu

Mas mudar minha mentalidade é definitivamente o lugar onde eu mais luto quando se trata de meus hábitos alimentares desordenados e perda de peso.

A hipnose deve ajudá-lo a mudar sua mente subconsciente e isso é incrivelmente atraente para mim, porque estou cansado de voltar aos velhos hábitos que não quero fazer. Desde que dei à luz a minha filha, há quase seis anos, luto com meu desejo de mudar que não me leva a lugar algum. E me senti culpado por aparentemente “não querer o suficiente”.

Nos últimos seis anos, eu queria que a perda de peso fosse fácil. Descobrir que eu realmente quero fazer as coisas que farão isso acontecer seria fácil. Eu pensei que estava sendo irrealista ou ingênuo, mesmo pensando que isso é possível. Sempre acreditei que a perda de peso eficaz deve ser dolorosa ou difícil.

Digite hipnose.

Através de algumas sessões de meditação guiadas que eu giro todos os dias, eu parei de me envolver com esse desejo de que a mudança seja fácil. Em vez disso, comecei a acreditar nas possibilidades. Talvez possa ser muito mais fácil do que eu jamais imaginei.

Se eu puder mudar minha mente subconsciente para pensar nos hábitos que quero dominar, posso ter mais facilidade com esses novos hábitos. E experimente menos ocasiões de compulsão alimentar sem sentido.

Acontece que não há nada de woo woo ou mágico nisso. Quando faço uma sessão de hipnoterapia, não é como se estivesse perdendo o controle de mim mesmo. Na maioria das vezes, fico tão relaxada que adormeço. O que significa que normalmente tenho que repetir um áudio várias vezes antes de me lembrar o que foi dito.

O que me surpreende, no entanto, é o quanto espero ansiosamente por uma sessão de hipnose. Enquanto escrevo essa história, estou ansioso para fechar os olhos e mergulhar mais uma vez. Embora atualmente eu esteja focado na perda de peso / recuperação de distúrbios alimentares e sono / relaxamento, se eu der um passo para trás para ver a foto maior, percebo que a hipnose é uma questão de atenção plena.

Psicólogo em Nova Iguaçu, Psicologo de Nova Iguaçu, Consultas com Homens em Nova Iguaçu, Consultas com Família em Nova Iguaçu

É difícil fazer escolhas positivas sem atenção. A mente subconsciente naturalmente continua tomando o volante. É difícil comer saudável quando sentimos que é de pouca utilidade. É difícil perder peso quando tudo parece uma batalha difícil (e francamente, impossível).

Ultimamente, porém, me pego derrubando muitas de minhas crenças autolimitantes que normalmente me dizem para desistir ou ceder à minha desordem alimentar. Me tornei menos apegado à comida e mais focado na cura. Deixo mais comida no prato, gasto menos dinheiro em compras impulsivas de comida e acordo com um desejo crescente de comer bem e lidar com meus sentimentos de maneiras não alimentares.

Minha mentalidade está mudando, e a única coisa que eu posso atribuir é o meu hábito recém-descoberto de hipnose diária e meditação guiada.

A American Psychological Association diz que a hipnoterapia é uma abordagem eficaz para muitas pessoas para uma variedade de preocupações, incluindo perda de peso e controle da dor crônica. A APA não considera um tratamento em si, mas um “procedimento que pode ser usado para facilitar outros tipos de terapias e tratamentos”.

Só o tempo dirá se a hipnose me ajuda a mudar meus hábitos a longo prazo, mas os resultados a curto prazo são promissores, pois estou passando por mudanças reais no meu pensamento.

Não apenas isso, mas a hipnose é uma prática que realmente me faz bem. Eu acredito muito na criação da vida que você deseja, construindo os hábitos e a estrutura que o levará até lá. Tudo o que ajuda a aliviar o estresse e entrar em contato consigo mesmo é uma adição inteligente ao seu dia.

No final das contas, uma boa vida é desenvolver hábitos saudáveis. Todos temos hábitos destrutivos e crenças autolimitantes que nos impedem, mas acredito que há uma esperança real quando lidamos com essas crenças limitantes. Trata-se de lidar com a raiz dos nossos maus hábitos. Não basta dar um tapa em alguns dos nossos sintomas.